Alongamentos durante uma sessão: Sim? Quando?

A pergunta que se coloca: Devem-se aplicar alongamentos durante o treino de força? Se sim, quando?

Pelas razões citadas nos artigos anteriores e, por outras que descreveremos mais à frente no artigo, deve-se integrar os alongamentos nas sessões de treino da força especialmente de uma foma estática.

Mas quando?

Como foi descrito no artigo anterior sobre os efeitos agudos do alongamento, quando se aplicam alongamentos estáticos, antes da realização de tarefas de força e potência, há a tendência para uma diminuição do desempenho físico-desportivo. O mesmo não costuma acontecer quando se usa o método dinâmico. Por esta razão, recomenda-se, genericamente, a prática de alongamentos dinâmicos antes da realização de exercícios de força e potência, com uma velocidade de execução moderada da técnica de alongamento; e a prática de alongamentos estáticos no fim da sessão de treino.

Caso se utilizem alongamentos estáticos antes das tarefas de força e potência, as repetições de alongamentos devem ser executadas com uma duração inferior a 15 segundos e de intensidade baixa-moderada, pois deste modo parece não induzir efeitos nefastos ao desempenho.

Bibliografia:

Correia, Pedro; Mil-homens, Pedro; Mendonça, Gonçalo. Treino da Força – Avaliação, Planeamento e Aplicações: Lisboa, Faculdade Motricidade Humana, 2017.