
Nota prévia: Não queremos com este post substituir o trabalho de um profissional da área da nutrição. Vamos sim, resumir e adaptar um dos capítulos do livro do Graeme Tomlinson aka The Fitness Chef. Se procuram uma mudança na vossa alimentação devem consultar um profissional. No final do artigo terão o contacto da nossa nutricionista.
Por esta altura do campeonato já deveria ser comum a toda a gente que para perder peso há que existir, obrigatoriamente, um défice calórico. Isto é, gastar mais energia (calorias) do que aquelas que consumimos.
Há, no entanto, ainda muitas dietas conhecidas que deliberadamente nos ocultam este pequeno grande detalhe de forma a venderem a sua pilula dourada. Muitas delas pedem-nos mudanças drásticas no nosso estilo de vida, crenças e comportamentos do dia para a noite. Os 12 termos que mostrámos anteriormente têm nos sido continuamente impingidos como algo sedutor, livre de culpa e saudável. Porém, todos eles são ambíguos e sem significado científico no que toca à nutrição.
Substitutos de refeição

Do lado esquerdo apresentamos um substituto de refeição da marca MyProtein que “promete o mínimo de calorias, o máximo de nutrientes”, do outro umas belas sardinhas assadas (meu prato favorito) acompanhado por uma salada e batata cozida. Poderia, no entanto, ser uma boa pizza!
Do lado esquerdo temos um consumo de treta e uma falha em compreender a causa do problema real. Do lado direito temos um consumo de comida real e saborosa com a compreensão do balanço energético e consumo nutricional necessário e adequado.
Este conceito não tem validade nenhuma. Se precisamos de calorias para continuar vivo, porque não comemos comida? É infimamente melhor e mais saboroso! Os substitutos de refeição, além de bastante mais caros, continuam a ter calorias e promovem uma mensagem errada de que a comida é que te torna gordo. A partir do ponto que compreendemos o número de calorias que ingerimos isto deixa de ser o caso.
SUMOS DETOX

Tal como os substitutos de refeição também os sumos detox são bastantes populares e caríssimos. Normalmente duram cerca de 7 dias e, sem surpresa, conseguem ajudar-te a perder peso através do baixo número de calorias consumidas.
Alguns defendem que são os sumos detox que vão impulsionar a tua jornada de perda de peso, mas uma vez passado os 7 dias, as hipóteses de recuperar o peso perdido são bastante altas. Os rápidos resultados não te ensinam a manter o peso perdido após os 7 dias.
És capaz de perder peso a longo prazo mesmo se evitares os sumos detox e começares a fazer ajustes calóricos pragmáticos à tua actual dieta.
CLUBES DE EMAGRECIMENTO (SLIMMING CLUBS)

Os clubes de emagrecimentos, são grupos de apoio criados no Reino Unido para incentivar a perda de peso através de uma dieta saudável e boa forma. Conhecidos como programas de controlo de peso e estilo de vida, os clubes de emagrecimento são recomendados pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido desde 2007. Que seja do meu conhecimento, actualmente, esta moda ainda não chegou a Portugal.
Apesar de ser um conceito com um grande número de apoiantes, a abordagem utilizada pode não ser a melhor no que toca ao emagrecimento porque:
- Ou ganhas ou Perdes
O sucesso ou insucesso da dieta está dependente de uma pesagem semanal. As flutuações diárias do peso corporal tornam este método impreciso no que diz respeito ao processo e progresso a longo prazo da perda de gordura corporal.
- Bons e Maus Alimentos
O tipo de comida não determina directamente a perda de gordura, a quantidade sim. No entanto, estes clubes esses clubes classificam os alimentos como bons ou maus com base em sistemas de pontuação e metodologias complexas. Esta terminologia pode suscitar sentimentos de vergonha que eventualmente poderão complicar ainda mais o relacionamento com a comida.
- Alimentos Livres
O consumo ilimitado de certos alimentos (alguns com muita densidade calórica – fruta, frutos secos por ex.) pode facilmente criar um excedente calórico mesmo seguindo uma dieta deste tipo.
- Falha na abordagem ao défice calórico
A retenção da informação mais crítica sobre perda de gordura é estrategicamente projetada para criar a noção de que somente a fórmula do clube de emagrecimento pode ajudar.
Para alguns, este tipo de clube certamente que iria funcionar. No entanto, do ponto de vista cientifico, isto deve-se aos princípios fisiológicos do défice calórico, não por bons ou maus alimentos e ou qualquer outro tipo de alimento milagroso.
Quando percebemos que o processo de perda de massa gorda precisa de compreensão para lidar com o equilíbrio energético, estamos capazes de renunciar qualquer sentimento de culpa, vergonha e confusão. Para isso basta substituir este preconceito por uma educação informada e vitalícia.
SUPLEMENTAÇÃO & CHÁS DE DIETA

Os suplementos, chás e outros produtos dietéticos contribuem directamente para distúrbios alimentares e para um receio desnecessário da alimentação. Muitas pessoas (eu inclusive) gastam ou já gastaram rios de dinheiro em produtos e afirmações infundadas apresentados pelo seu influencer favorito ou passadas na televisão. O nosso dinheiro deve ser gasto em comida real, que seja do nosso agrado e de acordo com o nosso target calórico e necessidades nutricionais.
A INTERNET vs O MUNDO REAL

Apesar da viabilidade bem documentada, fortemente endossada e verossímil de algumas alegações nutricionais, não há uma fórmula mágica que possa transformar a sua saúde por si só. E, apesar dos anúncios pagos que aparecem no topo dos resultados de pesquisa da internet, no nosso Facebook e instagram, não há milagres.
Precisamos de estar atentos e vigilantes para identificar informações não comprovadas, tendenciosas e enganosas e descartá-las como insignificantes. Procurar um profissional que ajude e perceber que é um processo que requer paciência e consistência!
A INDÚSTRIA DIETÉTICA
Como qualquer negócio, as empresas dietéticas existem para ganhar dinheiro.
Estas empresas promovem a falsa percepção que é necessário perder peso rapidamente e que a suplementação é obrigatória. Não há o encorajamento para uma abordagem de medição gradual e sustentável.
Uma rápida pesquisa na Internet traz uma infinidade de soluções, suplementos e planos de dieta bem comercializados e rápidos para perda de peso e massa gorda. Com esperança e tremendas expectativas, estas são as soluções que a maioria das pessoas escolhem. No entanto, a conexão entre os gastos monetários com estes produtos e a taxa global de obesidade mostra claramente que, em vez de resolver o problema, directa ou indirectamente o perpetuam.
Dito isso, as dietas da moda não são culpadas pelo aumento das taxas globais de obesidade. O principal culpado é o contínuo consumo calórico excessivo e o sedentarismo.
Fazemos as nossas próprias escolhas e, se quisermos ter sucesso, devemos consultar informação baseada em evidência ou procurar profissionais da área. Mudar exige conhecimento, educação e, acima de tudo, consistência. Tu não precisas de da dieta XPTO+ SlimFit In The Nights que viste no instagram. Tu só precisas de compreender (e depois ajustar) o que tens. É grátis e vai mudar dar a tua vida para sempre.
A única coisa que precisas para mudar é ter a coragem de dar um pequeno passo em frente.
Nutricionista Rita Mestre, CP 2215N
nutri.ritamestre @ Instragram
facebook.com/nutri.ritamestre/
BIBLIOGRAFIA
Traduzido e adaptado de THE FITNESS CHEF: Eat What You Like & Lose Weight For Life – The infographic guide to the only diet that works